Quem sou eu

Minha foto
Sou um aficionado por esportes... Todos os tipos. Tenho 35 anos, sou casado, tenho 2 filhos lindos (4 anos - 9 meses), acredito que herdarão este meu vício pelos esportes. Corro desde 2005, e este ano consegui fazer a minha primeira maratona. Tenho muitas histórias pra contar e ainda muitos km para rodar.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Semana 6/8

Chega a 6ª semana... agora é cpntagem regressiva... A semana estava planejada para fazer 29k no sábado e 32k no próximo domingo (03/07), mas pesnsei bem na noita anterior e resolvi fazer logo os 32k nesta semana e ganhar mais uma semana de redução de quilometragem para a prova...

Chegando cedo na lagoa (06:40), estava deserto... Enconstei a minha moto, ajustei o relógio, e tratei de trotar para esquentar... os primeiros km foram para ajustar o corpo a temperatura local, que estava bem frio... a ideia era dar a volta na lagoa (18k), e correr mais 7k voltando com 7k, dando o total de 32k... A hidratação seria no 5k, 10k (gel), 18k (gel), 27k (gel) e 32k. A volta da lagoa foi tranquila, mantendo o ritmo abaixo de 5:30 por km... Depois de dar a volta segui em direção a AABB, e passando na frente dela (23k), ainda mantinha abaixo de 5:30... no retorno (25k) já estava sentindo um cansaço do treino... Parei no posto de hidratação montado pelo Minas TC no (26.5k).... Ali bebi 4 copos de agua e aproveitei para tomar meu gel... Dali segui mais trotando do que correndo...



Aumentei o meu pace para 6:00... e consegui até o 29k (2 hora e 40 minutos).... onde resolvi andar um pouco para descansar... Não sei se foi o clima que já estava bem quente, ou se foi a distância mesmo, ou ainda a sequencia de treinos puxados que ando fazendo... a questão é que andei por uns 600 metros, até encontrar a minha cunhada que vinha no mesmo sentido que eu, e eu animei a acompanhá-la... Em um rtimo de 6:10, seguimos juntos até próximo ao meu fim (literalmente)... Consegui fechar os últimos 2k em 11:10.... Dei um sprint no último km... Mesmo no final eu ficando muito cansado, do 24k pra frente aumentei demais o meu pace (ver imagem acima), consegui fazer uma excelente média de 5:29 por km... Foi muito bom mesmo...

Segunda-feira (27/06), é hora de retomar nos treinos intervalados... Hoje estava previsto 8 tiros de 800 metros a 4:30... com 90 segundos de descanso entre os tiros... Após 1km de aquecimento, tratei de apertar o pé nos tiros... e assim foram os 8 tiros de 800 metros dando um total de 10k em 53:00....

Quarta-feira (29/06), é o dia do meu treino ritmado... Na minha planilha a quilometragem está descendo a ladeira... Hoje faria 8k com um pace de 5:08... Mas como não sou muito obediente, fui logo começando o treino no ritmo de 5:00... Aumentando um pouquinho a cada km, acabei fazendo 9k em 43:30... Foi um bom treino progressivo... Sexta tem mais...

Sexta-feira (01/07), treino de subida... Comecei o treino com inclinação a 0.5% e fui aumentando 0.5% a cada 500 metros... Chegando a 4%, corri 500 metros no plano para recuperar e voltei a mesma proporção inicial.. chegando novamente nos 4% faltavam apenas 2k para completar 10k.... Fechei o treino com velocidade constante de 11 km/h e 53 minutos para 10k... Foi um bom treino, estou aprimorando o condicionamento para as subidas.... Final de semana tem provinha...

Inté.

4 comentários:

  1. E aí Guilherme, ta treinando legal p MAratona, por acaso é do Rio 17.7? é q estarei lá tbm, mas na meia, pô 29km num longão está legal. Agora reduza o volume, e acelere o pace um pouco só até dia 10 e depois reduza-o tbm. Falow, bons treinos até s maratona. Domngo farei a meia de Foz, parece q estará 10º aí já está bom. correrei roupa curta mesmo. Valeu

    ResponderExcluir
  2. É para o Rio mesmo... Mas os treinos estão diminuindo o volume nestas duas semanas que faltam... Boa sorte para você em Foz...

    ResponderExcluir
  3. Aehhhhh, Gui!!! Cê tá bombando! Reparei seus tempos, estão bons demais! Parabéns! Até eu apareci no relato de sábado... Fala sério, foi super mega importante encontrar companhia naquele momento, não foi? :-) Bj, Tê.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, sem a sua presença ali iria andar os últimos 3 kms do meu treino... Foi muito bom mesmo... Valeu.

    ResponderExcluir